Basta a época de frio se aproximar para os destinos de viagem de inverno no Brasil se tornarem o alvo preferido dos turistas no país. Regiões serranas e montanhosas se transformam, especialmente de maio a julho, em um paraíso para se curtir um passeio romântico, ou então de aventura. Seja de uma forma ou de outra, o objetivo é encontrar as temperaturas mais baixas possíveis. Nem que seja apenas por um fim de semana.
É nessa época que as praias do Nordeste perdem seu lugar no coração de cada brasileiro para lugares como Gramado, Teresópolis, Campos do Jordão e muitos outros. O grande barato para o viajante se tornam as trilhas no alto de montanhas, os momentos de romance em passeios urbanos e ainda o gosto pela gastronomia típica de inverno.
⇒ O QUE FAZER EM FOZ DO IGUAÇU: 6 atrações que são imperdíveis
⇒ O QUE FAZER NA CHAPADA DAS MESAS: 9 atrações imperdíveis ⇐
E com essa onda de frio mais de um mês antes de a estação chegar, o Escolha Viajar selecionou 20 destinos de viagem de inverno no Brasil para você que curte a estação mais fria do ano. A lista tem uma capital, lugares românticos, alguns bem frios e outros badalados. É claro que eles também podem ser muito bem aproveitados durante os meses quentes, mas sem o mesmo requinte. Então, prepare seu casaco para curtir um pouco do frio em seu período de descanso.
TERESÓPOLIS (RJ): uma das cidades mais famosas da regiao serrana do Rio de Janeiro. A paisagem montanhosa fica mais bela pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Dedo de Deus (Foto: Bruna Prado/MTUR)
GRAMADO (RS): famosa cidade da serra gaúcha. Atrai turistas de todo o mundo em qualquer época do ano. Mas as baixas temperaturas deixam o ambiente mais agradável para os visitantes (Foto: Renato Soares/MTUR)
GONÇALVES (MG): essa pequena cidade mineira fica na Serra da Mantiqueira, próxima das paulistas Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. Trilhas para conhecer cachoeiras, montanhas e avistar o pôr do sol estão entre os passeios mais comuns (Foto: Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
DIAMANTINA (MG): cidade histórica de Minas Gerais, que possui parques e muitas belezas naturais ao seu redor (Foto: Pedro Vilela/MTur)
CURITIBA (PR): é considerada a capital mais gelada do Brasil. Renomada por algumas atrações turísticas importantes, como o Jardim Botânico e a ópera de Arame (Foto: Renato Soares/MTUR)
CANELA (RS): não tem tanto renome quanto a vizinha Gramado, mas suas belezas naturais, como o Parque do Caracol, não ficam para trás (Foto: Renato Soares/MTUR)
CAMPOS DO JORDÃO (SP): cidade badalada de São Paulo já foi ponto de encontro de jovens endinheirados. Hoje, está mais democrática, mas recebendo muitos turistas no inverno para curtir sua noite e seus passeios pela montanha (Foto: Marco Ankosqui/MTUR)
CAMBARÁ DO SUL (RS): o cânion da divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina é um dos lugares mais lindos do Brasil (Foto: Renato Soares/MTUR)
URUBICI (SC): na serra catarinense, Urubici é um dos pontos mais procurados. Explorar o Parque Nacional de São Joaquim, onde fica a Pedra Fuada, é um dos passeios (Foto: Renato Soares/MTUR)
TIRADENTES (MG): cidade histórica de Minas Gerais é famosa também pela Maria Fumaça que faz um belo passeio até São João del Rei. Conhecer as vizinhas, como Ouro Preto e Congonhas, também faz parte do roteiro (Foto: Pedro Vilela/MTur)
SÃO JOAQUIM (SC): outra cidade catarinense que costuma fazer temperaturas negativas. Geadas e neve são comuns nesta que é uma das cidades mais frias do Brasil (Foto: Renato Soares/MTur)
BENTO GONÇALVES (RS): essa cidade gaúcha é uma das mais famosas pela produção de vinho. Os amantes dessa bebida não devem deixar de conhecê-la (Foto: Renato Soares/MTUR)
SÃO BENTO DO SAPUCAÍ (SP): na Serra da Mantiqueira, essa cidade fica colada em Campos do Jordão. Trilhas pelos picos da região são os principais passeios para avistar as cidades do alto (Foto: menyambiental/Wikimedia Commons/CC BY 3.0)
PETRÓPOLIS (RJ): na região serrana do Rio, fica uma cidade de importância histórica para o Brasil. Lá se localizam traços do tempo do império e se tornou um reduto de frio para os cariocas (Foto: Wania Corredo/MTUR)
ITATIAIA (RJ): essa cidade carioca da Serra da Mantiqueira tem em suas montanhas seu maior charme (Foto: Ferreiraandreza/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)
CUNHA (SP): essa cidade da Serra da Mantiqueira fica próxima do litoral, na direção de Paraty e Ubatuba (Foto: Natanael-siqueira/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)
DOMINGOS MARTINS (ES): fica na região serrana do Espírito Santo, onde está localizado o Parque Estadual da Pedra Azul (Foto: Marcelo Moryan/MTur)
MONTE VERDE (MG): cidadezinha ao sul de Minas Gerais que atrai muitos paulistas pela sua proximidade com a divisa. As fáceis trilhas pelas montanhas da região são os melhores passeios em contato com a natureza. À noite, os turistas lotam restaurantes em busca de gastronomia especial para o inverno (Foto: Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
URUPEMA (SC): cidade na serra catarinense é considerada a mais fria do Brasil e chega a atingir temperaturas negativas durante boa parte do inverno (Foto: Carlos.eduardon/Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0)
SANTO ANTÔNIO DO PINHAL (SP): Cidade paulista da Serra da Mantiqueira. É possível visitá-la até em um bate-volta de um trem que sai de Campos do Jordão (Foto: Themium/Wikimedia Commons/CC0)
LEIA TAMBÉM:
⇒ PRAIAS DE ALTER DO CHÃO: Conheça 8 que você não pode perder
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
⇒ O QUE FAZER NO CEARÁ: 10 atrações que são imperdíveis ⇐
⇒ ONDE SE HOSPEDAR NO LITORAL DO CEARÁ e gastar pouco ⇐
⇒ ROTEIRO NO JALAPÃO: O que fazer em 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 dias ⇐
⇒ ONDE FICAR EM FOZ DO IGUAÇU com bom custo-benefício
⇒ O QUE FAZER EM GALINHOS: Roteiro para 1 ou 2 dias de viagem ⇐