Conheça os patrimônios históricos da Unesco no Brasil
Escolha Viajar
O Brasil é um dos países no mundo com maior número de patrimônios históricos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, foi o último lugar incorporado à relação -em 2021- como bem cultural, levando o país a 23 sítios de preservação pela entidade.
O Brasil é o 13º país como maior número de patrimônios históricos da Unesco. Itália e China, com 56 sítios, são os que ocupam a primeira colocação na lista. Na América Latina, o Brasil só perde para o México, com 35.
Mas o que isso significa exatamente? A relação indica os lugares que são de importância única para o mundo e precisam ser preservados. Para isso, existe inclusive um aporte financeiro oriundo do mesmo fundo.
No Brasil, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os Estados com o maior número de patrimônios. Em Minas, destacam-se o conjunto da Pampulha (Belo Horizonte), além das cidades históricas Ouro Preto, Diamantina e do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. No Rio de Janeiro, o sítio Burle Marx se juntou a outros três lugares: Paraty/Ilha Grande, a paisagem da cidade do Rio de Janeiro e o Cais do Valongo.
Os patrimônios históricos da Unesco se dividem em duas linhas. O Brasil possui 15 culturais, 7 naturais e um misto (Paraty e Ilha Grande). Entre os bens naturais, o país se mostra presente na lista com lugares importantes e famosos, como a Ilha de Fernando de Noronha, o Pantanal, a Amazônia e o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as famosas cataratas da fronteira com a Argentina.
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
E para você se situar onde estão os nossos destinos protegidos, o Escolha Viajar mostra nestas imagens os 23 lugares no Brasil que fazem parte da lista de patrimônios históricos da Unesco. Confira nesta galeria de fotos!