Conheça os parques urbanos que são cartões postais de grandes cidades
Escolha Viajar
Os parques urbanos se tornaram essenciais no dia a dia das grandes cidades. Com tantas construções, arranha-céus e longas e largas avenidas, os espaços verdes ficaram raros. Mas não é possível viver sem eles para aproveitar um fim de tarde, um momento de lazer no fim de semana ou até para praticar um esporte.
O turismo também se aproveita muito bem desses espaços. Algumas das cidades mais famosas do mundo colocam seus parques urbanos entre seus cartões-postais. Assim é Nova York, com o Central Park, São Paulo, com o Ibirapuera, Londres, com o Hyde Park, ou Sydney, com o seu Jardim Botânico.
Pois, afinal, qual viajante não gosta de passar algumas horas de seu dia em uma agradável área verde, repleta de árvores, flores, lagos, bichinhos e fontes? Ou quem não gostaria de usar um pedaço de grama para sentar-se e fazer um piquenique? Além de um programa legal, é uma boa forma de economizar o dinheiro que seria gasto em um restaurante turístico.
Sabendo que eles chamam a atenção de todos os viajantes, o Escolha Viajar preparou uma bela seleção de parques urbanos pelo mundo. Desde a pontinha da América do Sul, passando pelos Estados Unidos e Canadá, atravessando a Europa e chegando ao outro lado do mundo, com Japão e Austrália. Mesmo que ainda não seja recomendável viajar no momento por causa da pandemia do novo coronavírus, vale se encantar por algumas das imagens desses parques espalhados pelo mundo. Confira nesta galeria de fotos!
O Central Park é um dos parques urbanos mais conhecidos do mundo. Veja nas próximas fotos a lista dos mais belos! (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
SCHONBRUNN: esse palácio de Viena (Áustria) também possui um lindo parque, cheio de áreas verdes, com flores e fontes para deixar seu passeio mais agradável (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
A ponta da Torre Eiffel é vista desde o Jardim Tuileries, em Paris (França) (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PARQUE DO RETIRO: em Madri (Espanha), é um dos lugares mais famosos para passear em áreas verdes e tem o Palácio de Cristal como seu ícone (Foto: josemdelaa/Pixabay/CC0 Creative Commons)
JARDIM BOTÂNICO DE SYDNEY (Austrália): um dos lugares mais belos para conhecer na principal cidade da Austrália. E ele dá vista para a Harbour Bridge e a Opera House (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
TIERGARTEN: Essa extensa área verde de Berlim (Alemanha) começa no Portão de Brandemburg e chega à Coluna da Vitória. Abriga memoriais de homenagens aos mortos na Segunda Guerra, além de praças e do Jardim Zoológico (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
MOUNT ROYAL PARK: por estar localizado em uma pequena montanha, a vista se transforma num dos pontos altos de uma visita a Montreal (Canadá) (Foto: Guilhermeduartegarcia/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)
PARQUE DO AMOR: no bairro de Miraflores, em Lima (Peru), casais e amigos se encontram para passar um fim de tarde de frente para o Oceano Pacífico (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
LUMPHINI: para quem pensa que Bangkok tem apenas templos religiosos como atração, esse parque mostra um outro lado da movimentada capital tailandesa (Foto: igorovsyannykov/Pixabay/CC0 Creative Commons)
CENTRAL PARK: certamente um dos parques mais famosos do mundo. Fica no coração de Manhattan, em Nova York (EUA), e tem tantas atrações que fica difícil conhecê-lo em um só dia. No inverno, conta com duas pistas de patinação no gelo (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
UENO PARK: em Tóquio (JAPÃO), é um dos pontos para se deliciar com as imagens das cerejeiras florescendo (Foto: ryusofc0/Pixabay/CC0 Creative Commons)
IBIRAPUERA: esse parque de São Paulo é um bastante famoso pela extensa área verde em meio aos arranha-céus. Com lagos e fontes, pode ser um belo passeio para um piquenique ou prática de esportes (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
KEUKENHOF: esse parque na Holanda é famoso pelo festival de tulipas que ocorre anualmente, de março a maio. Certamente é um dos lugares imperdíveis para conhecer no país (Foto: MabelAmber/Pixabay/CC0 Creative Commons)
STADTPARK: esse parque de Viena (Áustria) é um lugar para encontro de amigos, piqueniques, descanso e com diversas homenagens aos artistas da música clássica (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PALERMO: o Rosedal faz parte dos bosques de Palermo, em Buenos Aires (Argentina). O bairro também conta com o Jardim Japonês, o Zoológico e extensas áreas verdes (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
STANLEY PARK: em Vancouver (Canadá), é um lugar perfeito para uma escapada da área urbana e relaxar (Foto: connie_sf/Pixabay)
HIGH LINE PARK: Esse parque elevado foi construído onde funcionava uma linha de trem. É uma caminhada agradável, entre árvores, prédios e grafites, a oeste da ilha de Manhattan, em Nova York (EUA) (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
JARDIM DE LUXEMBURGO: outra área verde importante de Paris (França). Com suas fontes e árvores e localizado em uma área nobre, esse parque atrai desde visitantes para ler um livro e descansar até esportistas (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PARK GUELL: projetado pelo arquiteto Antoni Gaudí, o Park Guell é um dos pontos famosos de Barcelona (Espanha) (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
ZRINJEVAC: esse parque fica no coração de Zagreb, a capital da Croácia. Um passeio pelas ruas da cidade certamente vai levá-lo a uma parada nesse lugar para uma "respirada" (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PARQUE LAGE: localizado no pé do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Parque Lage tem diversas trilhas para caminhadas, além de uma vista perfeita para um dos principais monumentos da Cidade Maravilhosa (Foto: Alan Franco/Wikimedia Commons/Flickr/CC BY-SA 2.0)
VONDELPARK: um dos mais famosos pontos de Amsterdã para contemplar uma das áreas verdes da capital da Holanda e ainda fazer um passeio de bicicleta (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
ST. STEPHEN'S GREEN: no meio de Dublin (Irlanda), esse parque é o lugar perfeito para aproveitar os momentos de sol da capital irlandesa (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
YOYOGI: um dos parques de Tóquio (Japão) que servem para encontros de amigos e prática de esportes (Foto: scavo/Pixabay/CC0 Creative Commons)
ST. JAMES PARK: esse grande espaço verde fica em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres. Ou seja, fica no coração do turismo em Londres e é perfeito para um pit-stop nas caminhadas pela capital inglesa (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PARQUE RODÓ: se quer descansar depois de pegar uma praia, em Montevidéu (Uruguai), o parque Rodó é uma boa pedida (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
GARDENS BY THE BAY: esse parque fica em frente ao Marina Bay Sands, em Cingapura. À noite, ele fica todo iluminado (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
ENGLISCHER GARTEN: esse parque em Munique (Alemanha) é cheio de atrações, entre eles um beer garden, lagos e um córrego, onde os jovens locais se arriscam no surfe (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
BOSQUE CHAPULTEPEC: essa é a área verde mais famosa da Cidade do México, onde é possível passear entre árvores e lagos e descansar (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
FLUSHING MEADOWS: O parque de Flushing Meadows fica no bairro de Queens, em Nova York (EUA). Nele é disputado o torneio de tênis Aberto dos EUA, um dos quatro Grand Slams do mundo (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
VILLA BORGHESE: o parque onde há uma galeria de arte, em Roma (Itália) também abriga turistas e locais para se refrescarem em suas sombras (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
KALEMEGDAN: o parque Kalemegdan fica na margem do rio Danúbio. E nele se localiza uma fortaleza que servia de proteção a Belgrado, na Sérvia (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
HYDE PARK: o parque mais famoso de Londres é grande e repleto de atrações. Sem dúvida que é bom separar um dia para curti-lo como ele merece (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
DJURGARDEN: é considerado um oásis no meio de Estocolmo (Suécia). Tem diversas atrações culturais, como museus e galerias (Foto: FuzzyDunlop/Pixabay/CC0 Creative Commons)