35 lugares com as paisagens mais surreais da América do Sul
Escolha Viajar
Deserto do Atacama, Patagônia, Fernando de Noronha, Machu Picchu… Muitos lugares podem se enquadrar entre os lugares mais bonitos da América do Sul. Seja por suas paisagens surreais ou importância histórica, o continente é repleto de lugares espetaculares para conhecer, sem dever nada a outras partes do mundo.
Desde a Argentina até a Guiana, o continente é recheado de atrações de cair o queixo. São geleiras, montanhas coloridas, ruínas históricas, ilhas, praias paradisíacas, cachoeiras e desertos que compõem cenários maravilhosos. E o melhor de tudo isso é que, para o brasileiro, não é necessário fazer grandes deslocamentos, buscar vistos que parecem impossíveis ou temer que sua entrada seja negada nos países vizinhos.
Todos os gostos são contemplados entre os lugares mais bonitos da América do Sul. Se você possui maior resistência ao frio e gosta de temperaturas baixas, elas podem ser encontradas na Patagônia (chilena ou argentina), onde os cenários de inverno prevalecem. E para quem adora climas quentes, elas estão nas ilhas caribenhas da Colômbia e da Venezuela, onde o calor reina. Ou então no Brasil, na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha.
Para quem curte se aventurar, as paisagens cinematográficas dos Andes, entre o Peru e o Equador, ou as chapadas do centro do Brasil estão entre as que mais se destacam. E também não dá para esquecer dos cenários da Amazônia e do Pantanal, perfeitos para o ecoturismo.
Para mostrar que não é preciso ir tão longe para conhecer cenários cinematográfico, o Escolha Viajar listou 35 lugares que estão bem ao nosso alcance. Mesmo que um ou outro exija um pouco mais de trabalho nos deslocamentos, dá para perceber pelas imagens que tudo vai compensar no final.
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
Não faltou nenhum dos dez principais países para exibir os lugares mais bonitos da América do Sul. O que queremos é mostrar como o continente pode também oferecer grandes atrativos turísticos. Confira nesta galeria de fotos a seguir se não vale planejar uma viagem para esses lugares ou simplesmente se deslumbrar com as paisagens desses destinos (e sempre lembrando, ainda não é recomendável viajar por causa da pandemia do novo coronavírus):
Deserto do Atacama, no Chile (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
GLACIAR PERITO MORENO: fica perto da cidade de Calafate e é uma das atrações mais importantes do lado argentino da Patagônia (Foto: JDubya59/Pixabay)
LAGO TITICACA (BOLÍVIA/PERU): a ilha do Sol, do lado boliviano do Lago Titicaca, é um dos lugares privilegiados da América do Sul. A base para visitação é a cidade de Copacanaba. Do lado peruano, com base na cidade de Puno, a ilha Taquille também reúne muita beleza (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
CHAPADA DIAMANTINA (BRASIL): a Bahia é a porta de entrada para conhecer uma das regiões mais belas do Brasil. A chapada Diamantina, com suas trilhas em meio a grutas e cachoeiras é um dos passeios mais agradáveis para os aventureiros (Foto: Marcia Rodrigues/Pixabay)
SALAR DO UYUNI (BOLÍVIA): o deserto de sal é um dos lugares mais explorados pelos estrangeiros. Haja peculiaridade para um lugar só (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
TORRES DEL PAINE, NA PATAGÔNIA (CHILE): o Parque Nacional com seus picos nevados e lagos é um dos lugares mais atraentes da Patagônia (Foto: Mikkel Wejdemann/Pixabay)
VALE DA LUA, NO ATACAMA (CHILE): O ´Vale da Lua é um dos pontos altos das paisagens do Atacama. O seu relevo, que parece o solo lunar, promove belas paisagens e ainda, e a região ainda é responsável por um belo pôr do sol (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
MONTANHA ARCO-ÍRIS (PERU): esse lugar de rara beleza e todo colorido fica na região de Cusco. Quem tem bastante tempo para explorar Machu Picchu e outras ruínas pode esticar a viagem a essa maravilha (Foto: Emma Jespersen/Wikimedia Commons/CC BY-NC-ND 2.0)
MACHU PICCHU (PERU): não há muito o que falar sobre uma das sete Maravilhas do Mundo. A cidade inca tão bem preservada é um dos tesouros do Peru e da América do Sul (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
HUACACHINA (PERU): o vilarejo de Huacachina foi construído em volta de um oásis em meio a dunas, próximo a cidades turísticas, como Paracas, Ica e Nazca (Foto: Juan Carlos Requejo Gallego/Pixabay)
CATARATAS DO IGUAÇU (ARGENTINA/BRASIL): seja do lado argentino ou do brasileiro, é impossível não amar uma das lindas atrações turísticas da América do Sul. As cataratas também estão na lista das Maravilhas da Natureza e é um patrimônio da humanidade da Unesco (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PARQUE TAYRONA (COLÔMBIA): muita vegetação e lindas praias fazem parte desse lugar que é uma área de proteção ambiental. Ainda é pouco conhecida no turismo (Foto: Pixabay/Creative Commons CC0)
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS, NO ATACAMA (CHILE): Outra das belas atrações do deserto do Atacama. Essas lagoas se formam em meio a montanhas nevadas, formando esse cenário espetacular (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Fernando de Noronha: chama a atenção por ter algumas das praias mais lindas do mundo, mas também é uma reserva natural que atrai amantes do mergulho e do ecoturismo (Foto: Foto: Bruno Lima/MTur)
ILHA DE PÁSCOA (CHILE): pode ser um lugar misterioso, distante, de cultura peculiar e pouco desbravado, mas a Ilha de Páscoa tem inúmeros atrativos, como os seus moais (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
SALTO ÁNGEL (VENEZUELA): com uma altura de 979 metros, é considerada a maior queda d'água, sem interrupção, do mundo (Foto: Francisco Becerro/Flickr/Wikimedia Commons/CC BY-SA 2.0)
CORDILHEIRA BRANCA (PERU): ao norte, o Peru tem na Cordilheira Branca e seus picos nevados e geleiras uma paisagem bem diferente do que é exibido abaixo de Lima. A base para conhecer essas montanhas é a cidade de Huaraz (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
SAN ANDRÉS (COLÔMBIA): o arquipélago de lindas praias no Caribe colombiano já está bastante desbravado e é um lugar bem conhecido. Mas ainda assim, não deixa de ser lindo e relaxante (Foto: Pixabay/Creative Commons CC0.)
PARQUE NACIONAL EDUARDO AVAROA (BOLÍVIA): em um tour para conhecer o Salar do Uyuni, esse parque de montanhas coloridas e lagoas altiplânicas é o ponto final do circuito (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
GALÁPAGOS (EQUADOR): esse arquipélago é uma das maravilhas da natureza ainda intocado. Já teve suas praias eleitas entre as mais belas do mundo, mas não é só isso. A vida animal, os vulcões e as formações montanhosas também estão entre suas atrações (Foto: Pixabay/Creative Commons CC0.)
EMBALSE EL YESO (CHILE): é possível fazer esse passeio desde Santiago. O lago fica em meio a picos nevados, formando mais um dos lindos cenários do Chile (Foto: R.A.T.P./Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)
LENÇÓIS MARANHENSES (BRASIL): um dos lugares mais privilegiados do Brasil, os Lençóis Maranhenses é bastante conhecido e explorado, tamanha sua beleza. Só é preciso saber a época certa para visitá-lo a fim de encontrar as lagoas cheias (Foto: Biaman Prado/Mtur)
CARTAGENA (COLÔMBIA): outro patrimônio da humanidade da Unesco, a cidade de Cartagena tem um centro histórico dos mais lindos. E sua importância é grande para os colombianos. Para completar, a cidade tem em suas proximidades as Islas del Rosário, no caribe colombiano (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Los Roques, na Venezuela (Foto: lucero1605/Pixabay)
KAIETEUR FALLS: a queda d'água fica na Guiana e possui esse visual indescritível (Foto: Jolanda de Koning/Pixabay)
FITZ ROY: o monte está localizado na fronteira do Chile com a Argentina e faz parte de um roteiro pela Patagônia (Foto: Alejo Sanchez/Pixabay)
COTOPAXI: perto de Quito está um dos vulcões mais altos do mundo (Foto: Marisa04/Pixabay)
COLCA CANYON: um vale que se forma ao sul do Peru, perto da cidade de Arequipa (Foto: Patricia van den Berg/Pixabay)
BARILOCHE: estação de esqui nos Andes que também conta com a beleza de seus lagos (Foto: Gaston Gallardo/Pixabay)
BAÑOS: uma rota de cachoeiras que fica no Equador (Foto: hbieser/Pixabay)
Amazônia: a floresta tropical oferece incontáveis passeios e surpresas entre suas paisagens (Foto: Mario Oliveira/Mtur)
ILHAS CHILOÉ: fica bem ao sul do continente e é um dos prinpais destinos turísticos do Chile (Foto: Katrin Schulz/Pixabay)
QUILOTOA: uma caldeira que se formou após o colapso de um vulcão. Fica no Equador (Foto: Marisa04/Pixabay)
CANAL DE BEAGLE, USHUAIA (ARGENTINA): a cidade que fica na Terra do Fogo, já bem ao sul do continente, tem um cruzeiro pela Antártica entre suas atrações. O passeio do navio acontece no Canal de Beagle, onde é possível se deslumbrar com as belas paisagens da Patagônia (Foto: RAYANDBEE/Wikimedia Commons/CC BY 2.0)
PANTANAL: no Mato Grosso, uma das regiões de maior biodiversidade do planeta (Foto: Flávio André/Mtur)
PUNTA DEL ESTE (URUGUAI): um dos balneários mais famosos da América do Sul. Fica no extremo sul do Uruguai e atrai turistas em busca de badalação e uma praia aconchegante