Cientificamente falando, a água é insípida (não tem sabor), inodora (não tem cheiro) e incolor (não tem cor). Turisticamente falando, existem águas de todas as cores do arco-íris em rios, lagos, mares e oceanos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Ou seja, a cor da água é uma atração turística capaz de fazer muita gente atravessar todo o globo terrestre apenas para vê-la, fotografá-la, colocar a mão, molhar o pezinho e, se possível, mergulhar de cabeça!
⇒ 26 PRAIAS MAIS BONITAS DA EUROPA para aproveitar o verão
Caribe, Grécia e as ilhas do Pacífico Sul são os destinos mais procurados pelos viajantes que buscam aquelas cores de água que a gente sempre jura que são apenas fruto de programas de edição de imagem, e não paisagens reais ao alcance de uma passagem aérea. Se a cor da água é incrível, a melhor parte é que a Terra tem muita, mas muita água: aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos, sem contar o que está em rios, lagos, lençóis freáticos e geleiras.
Os fatores que proporcionam a diversidade tão grande de cores que vemos nas fotos de viagens são a profundidade da água – quanto mais fundo, mais a luz se dispersa -, o que há no fundo – areia clara, por exemplo, reflete mais luz -, da ação do clima – chuvas, ventos e correntes agitam o fundo e podem torná-la mais escura -, e da presença de algas, substâncias (como minérios) ou micro-organismos que modifiquem o modo como a luz se distribui pelo líquido.
⇒ 15 PRAIAS DA OCEANIA que fazem a distância valer a pena
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!
É claro que, quando se fala em cor de água, a primeira coisa que vem à cabeça é o mar. Alguns lugares famosos por suas praias fluorescentes são as ilhas do Caribe e da Oceania. As primeiras são mais populares entre os brasileiros pelo óbvio fator da localização, na América Central. Mas é na Oceania e no sudeste asiático que, sem dúvidas, estão os mares mais inacreditáveis do planeta. Destaque para a Polinésia Francesa, Fiji e Tailândia.
E a beleza não se limita aos paraísos tropicais. Há cores incríveis também na Austrália e na Nova Zelândia, seja em praias, seja em rios ou lagos. Se no Caribe e na Oceania, a água é trabalhada em tons de verde e azul brilhantes e claros, na Europa e imediações a paleta se desloca para as cores de água mais escuras e profundas, embora não menos belas. Nem é preciso falar das praias da Grécia, que são unanimidade ao arrancar suspiros de todos os viajantes.
Mas os turistas já estão descobrindo outros recantos, como o econômico litoral da Turquia e de Montenegro, sem falar nos ‘hot spots’ do verão europeu dos últimos anos: Portugal e Croácia. E é neste último que está uma das maiores concentrações de ‘água colorida’ do planeta: o imperdível parque dos Lagos Plitvice. Quer saber outro? O nosso brasileiríssimo Jalapão, recanto do Tocantins lar dos famosos fervedouros, que são fontes de água que brotam da terra!
Ficou com com cor da água na boca? Veja as fotos da galeria abaixo e descubra 72 lugares pelo planeta onde ela é absolutamente incrível!
LEIA TAMBÉM:
⇒ VEJA 60 ILHAS PELO MUNDO que você deveria conhecer
⇒ 24 LUGARES INCRÍVEIS PELO MUNDO e como visitá-los ⇐
⇒ DÊ A VOLTA AO MUNDO AGORA! As mais belas fotos de 31 países
⇒ Onde estão as CACHOEIRAS mais bonitas do mundo
⇒ Viaje pelas maravilhas surreais da AMÉRICA DO SUL
2 comentários
Realmente tem uns lugares que a gente se sente em uma fotografia editada no photoshop de tão perfeita que é a cor da água! Acho incríveis esses locais.
Olá, Viajento!
Obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um abraço,
Tici&Marquinhos