Você já ouviu falar do Jalapão? Já pensou em passar uma semana das suas férias por lá? Provavelmente, a resposta é não. Mas você deveria. Ah, como deveria! E neste texto vamos te dar TODAS AS DICAS para uma viagem muito especial a este lugar singular no planeta e que é chamado de ‘deserto das águas’. O Jalapão é uma região localizada no leste do estado do Tocantins, bem perto da tríplice divisa com Maranhão, Bahia e Piauí.
⇒ Reserve já seu hotel no Jalapão e garanta os melhores preços! ⇐
Soa como o fim do mundo e, de fato, o acesso não é dos mais fáceis. No Jalapão, as estradas de terra vermelha são infinitas, assim como a quantidade de buracos e ‘costelas de vaca’. Por isso, os deslocamentos entre as atrações são longos, embora as distâncias sejam curtas. Mas isso não deve te desanimar a chegar lá. Vale a pena MESMO! Além disso, agências de turismo especializadas te carregam no conforto de caminhonetes 4×4 com ar condicionado no talo.
O Jalapão abriga chapadões e serras cobertos por vegetação dourada de savana e cerrado, dunas alaranjadas e impressionantes formações de rocha vermelha que se espalham por uma área de 34 mil km². A paisagem árida é cortada por uma imensa teia de rios, cachoeiras e fervedouros – nascentes em que a água brota da areia – todos de águas transparentes, potáveis e de tons de azul e verde inimagináveis.
Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar
Existe de fato uma área de conservação chamada Parque Estadual do Jalapão, mas apenas duas das inúmeras atrações da região se encontram dentro dele (as dunas e a Cachoeira da Velha). As outras se espalham ao longo de três cidades: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Todas são muito simples e pequenas, mas oferecem a infraestrutura necessária ao turista, com pousadas familiares e restaurantes caseiros.
Comida bem brasileira é uma atração à parte no Jalapão. Prepare-se para muita galinha caipira, massa, arroz, tutu, farofa, carne de panela e outras delícias. Os sucos são sempre frescos e feitos de frutas típicas, como caju do cerrado e cajá. Claro que uma cervejinha gelada no fim da tarde é sempre bem-vinda, já que o calor beira os 40ºC quase o ano todo. Ficou interessado em conhecer? Confira tudo no nosso…
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!
Guia de Viagem Jalapão do Escolha Viajar
LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDD do Jalapão – 63
FUSO HORÁRIO: Horário de Brasília.
VOLTAGEM: 220 volts.
As agências podem buscar você no aeroporto mesmo, nem é preciso pernoitar na cidade dependendo do seu horário de chegada ou partida. Além de chegar ao Jalapão indo de avião até Palmas, quem vive em Goiânia, Brasília e outras cidade menores que estejam no caminho até a capital do Tocantins pode se aventurar a ir de carro, próprio ou alugado.
Mas o primeiro porém é que as distâncias podem chegar a 1.000 quilômetros ou mais de estrada. O segundo porém é que já escrevemos um LONGO texto sobre por qual motivo recomendamos que você viaje ao Jalapão com uma agência, e não por conta própria (leia aqui). Mas, se essa for a sua opção, faça a cotação de aluguel do veículo aqui! Mais abaixo, você encontra o link para nossas sugestões de roteiros pela região, com muito mais mapas 😉
Nesse período do ano, praticamente não chove na região e as temperaturas médias ficam entre 15ºC e 40ºC. É também nessa época que o ar fica mais seco, o que pode não agradar quem sofre de alergias respiratórias. Por outro lado, quanto mais seco o clima, mais bonito e colorido fica o famoso pôr do sol no cerrado. Em julho, mês das férias escolares, o lugar fica lotado e há longas filas para entrar nos fervedouros, que têm capacidade limitada de 6 a 10 pessoas por vez.
Julho também é o mês com menor incidência de chuva e quando florescem os ipês. Setembro é o mês da colheita do capim dourado e do amadurecimento do delicioso caju do cerrado. É na estação seca também que as terríveis estradas do Jalapão ficam em melhores condições, embora haja muita poeira. Além disso, com menor volume de água nos rios, fica mais fácil tomar banho e mesmo praticar rafting.
No entanto, há risco de temporais fortes e rápidos, que podem atrapalhar seu passeio. Além disso, com o aumento da umidade do ar o céu fica mais nublado, o que pode atrapalhar as cores das cachoeiras e fervedouros do Jalapão, além de encobrir o famoso pôr do sol. Ao mesmo tempo, a temperatura fica mais amena – entre 19ºC e 30ºC – e a paisagem, mais verde. Mas as estradas de terra podem virar grandes lamaçais fáceis de atolar por conta das chuvas.
Se você tem menos tempo disponível, como um fim de semana, não recomendamos que você vá para o Jalapão. É possível conseguir passeios de dois dias e uma noite, mas são muito corridos e você verá pouco de toda a beleza que a região tem a oferecer. Tanto que poucas agências trabalham com roteiros de dois dias. Muitos guias se recusam a trabalhar nessa correria. Espere ao menos um feriadão de três dias para fazer essa viagem incrível.
Todos os passeios para o Jalapão começam em Palmas e voltam para lá no fim. Por isso, é preciso colocar ainda na sua conta um dia para voar para a capital do Tocantins e outro para retornar à sua cidade – a não ser que você consiga horários de voo para o mesmo dia, é claro. Recomendamos que você fique o máximo que puder, pois curtir as atrações do Jalapão com calma é muito mais gostoso.
Planejando sua viagem e não sabe o que fazer no Jalapão? Confira 15 atrações imperdíveis entre fervedouros, cachoeiras, rochas, dunas, lagoas e pôr do sol
⇒ Confira aqui 15 atrações imperdíveis
Vai visitar esta incrível região do Tocantins? Confira nossas sugestões de onde ficar no Jalapão e também em Palmas. Hospedagem boa, bonita e barata!
⇒ Confira aqui onde se hospedar
Quer saber quanto custa viajar para o Jalapão? Neste texto, detalhamos a maioria dos gastos que você vai ter nessa belíssima região do Tocantins. Explicamos também por que fazer a viagem com uma agência é o melhor custo-benefício!
⇒ Confira aqui quanto custa a viagem
Essa linda região do Tocantins é um dos locais de acesso mais complexo do país para os turistas. Veja 11 dicas do Jalapão que são essenciais
⇒ Confira aqui as dicas essenciais
Vai viajar e ainda não sabe quais atrações deve colocar no seu roteiro no Jalapão (TO)? Confira nossas sugestões para quem tem 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 dias para passar entre dunas, rios, cachoeiras, fervedouros e pôr do sol incríveis!
⇒ Confira aqui sugestão de roteiro
Nunca pensou em ir ao Jalapão? Pois deveria! Veja dunas, cachoeiras e fervedouros em 100 fotos do Jalapão e você vai querer embarcar para o Tocantins agora!
⇒ Confira aqui 100 fotos da região
Quer conhecer o Jalapão e Chapada das Mesas – ou ‘jalapada’? Confira roteiro passo a passo para 11 dias de viagem entre Tocantins e Maranhão!
⇒ Confira aqui sugestão de roteiro