Conheça 25 destinos dos sonhos para visitar nas Ilhas Gregas
Escolha Viajar
As ilhas da Grécia sempre fizeram parte do imaginário das pessoas para uma viagem dos sonhos. Os cenários de praias paradisíacas, afastadas do agito do continente, parecem ser o lugar perfeito para as férias. E se juntar essa descrição com aquelas casinhas brancas e contornos azuis próximas a um penhasco, ou suas capelas de cúpulas azuis, fica tudo mais lindo ainda.
Santorini e Mykonos, considerados dois dos lugares mais românticos do mundo, se transformaram em um verdadeiro ícone das ilhas da Grécia para os brasileiros. Quando se fala em viajar para o país, é impossível não colocar no roteiro de um casal passeios pelas ruazinhas de Oía, o vilarejo mais luxuoso de Santorini, ou pelas vielas de Chora, o centro de Mykonos.
Mas com o passar do tempo, muitas outras ilhas da Grécia começaram a cair no gosto dos viajantes. Rhodes e Kos, mais próximas do litoral da Turquia, são algumas delas. Perto de Mykonos, Milos se destaca pelas praias deslumbrantes, assim como Creta que é a maior delas todas. E do outro lado do país, já em direção à Itália, estão lugares como Zakynthos e Kefalônia, que também abrigam paraísos em tons azulados.
As ilhas da Grécia estão divididas em sete grupos. Um deles é composto apenas por Creta. De um lado ao outro da ilha, há uma distância de 60 quilômetros. Por isso, o mais indicado é alugar um carro para conhecer suas praias incríveis. É possível acessar a ilha por navios e speedboats ou aviões -há dois aeroportos por lá.
O grupo mais famoso de ilhas se chama Cíclades, que contam com Santorini e Mykonos, por exemplo. O Dodecanaso fica perto do litoral da Turquia e tem a histórica Rhodes como destaque. O grupo das Jônicas fica entre a Grécia e a Itália e é composta por lugares como Zakynthos, que é onde fica Navagio Beach, a praia mais linda do mundo. Kefalônia, Corfu e Lefkada também fazem parte desse arquipélago. Completam a relação as ilhas Sarônicas, as Egeias do Norte e as Espórades, mas com destinos menos conhecidos.
Todos os grupos de ilhas se conectam com o porto de Piraeus, em Atenas. E todas as ilhas de um mesmo grupo se conectam de alguma forma -speedboat ou navio. Para ir diretamente de um arquipélago a outro, porém, é preciso um pouco de planejamento. Na alta temporada, é mais comum ver companhias férreas fazendo esses trajetos, mas em épocas de menos movimento, o tráfego diminui. Isso, porém, não pode ser um empecilho para você conhecer alguns dos lugares mais lindos do mundo.
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
Veja as melhores ilhas da Grécia para conhecer e se encantar: