Conheça 25 destinos dos sonhos para visitar nas Ilhas Gregas
Escolha Viajar
Saint Paul's Bay, na ilha de Rhodes (Grécia) (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
As ilhas da Grécia sempre fizeram parte do imaginário das pessoas para uma viagem dos sonhos. Os cenários de praias paradisíacas, afastadas do agito do continente, parecem ser o lugar perfeito para as férias. E se juntar essa descrição com aquelas casinhas brancas e contornos azuis próximas a um penhasco, ou suas capelas de cúpulas azuis, fica tudo mais lindo ainda.
Santorini e Mykonos, considerados dois dos lugares mais românticos do mundo, se transformaram em um verdadeiro ícone das ilhas da Grécia para os brasileiros. Quando se fala em viajar para o país, é impossível não colocar no roteiro de um casal passeios pelas ruazinhas de Oía, o vilarejo mais luxuoso de Santorini, ou pelas vielas de Chora, o centro de Mykonos.
Mas com o passar do tempo, muitas outras ilhas da Grécia começaram a cair no gosto dos viajantes. Rhodes e Kos, mais próximas do litoral da Turquia, são algumas delas. Perto de Mykonos, Milos se destaca pelas praias deslumbrantes, assim como Creta que é a maior delas todas. E do outro lado do país, já em direção à Itália, estão lugares como Zakynthos e Kefalônia, que também abrigam paraísos em tons azulados.
As ilhas da Grécia estão divididas em sete grupos. Um deles é composto apenas por Creta. De um lado ao outro da ilha, há uma distância de 60 quilômetros. Por isso, o mais indicado é alugar um carro para conhecer suas praias incríveis. É possível acessar a ilha por navios e speedboats ou aviões -há dois aeroportos por lá.
O grupo mais famoso de ilhas se chama Cíclades, que contam com Santorini e Mykonos, por exemplo. O Dodecanaso fica perto do litoral da Turquia e tem a histórica Rhodes como destaque. O grupo das Jônicas fica entre a Grécia e a Itália e é composta por lugares como Zakynthos, que é onde fica Navagio Beach, a praia mais linda do mundo. Kefalônia, Corfu e Lefkada também fazem parte desse arquipélago. Completam a relação as ilhas Sarônicas, as Egeias do Norte e as Espórades, mas com destinos menos conhecidos.
Todos os grupos de ilhas se conectam com o porto de Piraeus, em Atenas. E todas as ilhas de um mesmo grupo se conectam de alguma forma -speedboat ou navio. Para ir diretamente de um arquipélago a outro, porém, é preciso um pouco de planejamento. Na alta temporada, é mais comum ver companhias férreas fazendo esses trajetos, mas em épocas de menos movimento, o tráfego diminui. Isso, porém, não pode ser um empecilho para você conhecer alguns dos lugares mais lindos do mundo.
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
Veja as melhores ilhas da Grécia para conhecer e se encantar:
Rhodes é uma das ilhas que fazem parte da história da Grécia e uma das mais lindas do país (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
KEFALONIA: uma das ilhas mais procuradas pelos turistas. Fica no grupo das Jônicas, do lado oposto em relação a ilhas mais famosas, como Santorini e Mykonos. Esse grupo de ilhas fica entre a Grécia e a Itália (Foto: Pixabay/shogun)
IOS: integra o grupo de ilhas das Cíclades, famosas por suas casinhas brancas em frente ao mar (Foto: Pixabay/olleaugust)
CRETA: é a maior ilha da Grécia. Possui dois aeroportos e é fundamental um carro para conhecê-la de ponta a ponta. As belas praias, algumas entre as mais bonitas do mundo, são sua principal característica (Foto: Pixabay/karelgrafik)
SKOPELOS: localizada no grupo das Espórades, ficando próxima da costa continental da Grécia (Foto: Pixabay/dimitrisvetsikas1969)
SKIATHOS: também localizada no grupo das ilhas Espórades (Foto: Pixabay/dimitrisvetsikas1969)
RHODES: uma das históricas ilhas da Grécia, fica no grupo do Dodecanaso. Além das lindas praias, tem uma cidade medieval bem conservada e uma acrópole no vilarejo de Lindos (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
SYMI: fica no grupo das ilhas do Dodecanaso, pertinho de Rhodes e do litoral da Turquia, como a cidade de Marmaris (Foto: Pixabay/12019)
CORFU: faz parte do grupo das ilhas Jônicas, ao lado oeste da Grécia. Esse grupo recebe ferries diretamente da Itália (Foto: Callisto Schmidt/Pixabay)
NISYROS: fica no arquipélago do Dodecanaso, um pouco mais afastado do litoral turco (Foto: Pixabay/loveombra)
LEFKADA: uma das ilhas de belas praias do grupo das Jônicas (Foto: Pixabay/kdesignhouse)
SANTORINI: localizada no grupo das Cíclades, é considerada um dos lugares mais românticos do mundo. Não tem as praias e outras ilhas gregas, mas conta com um pôr do sol de dar inveja a qualquer lugar do planeta (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
KOS: no grupo das ilhas do Dodecanaso (Foto: Pixabay/kate_and)
PATMOS: no grupo das ilhas do Dodecanaso, fica próxima do litoral turco, da cidade de Bodrum (Foto: Pixabay/EzPzpics)
MILOS: integra o arquipélago das Cíclades (Foto: Pixabay/gstathis)
MYKONOS: fica no grupo das Cíclades e é considerada uma das ilhas mais badaladas da Grécia. Além de suas casinhas brancas e moinhos do centro, é rodeada de lindas praias e tem o brilho de uma vida noturna agitada (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
FOLEGRANDOS: integra o grupo das ilhas Cíclades (Foto: Pixabay/buildwebguide0)
NAXOS: faz parte do grupo das Cíclades (Foto: Pixabay/WeeFee_Photography)
KARPATHOS: faz parte do grupo de ilhas do Dodecanaso (Foto: Pixabay/analogicus)
ANDROS: localizada no grupo das Cíclades (Foto: Pixabay/Martjin101)
PAROS: já foi escolhida entre as ilhas mais bonitas do mundo. Fica no grupo das Cíclades, entre Santorini e Mykonos (Foto: Pixabay/MilfordPlace)
AMORGOS: integra o grupo das Cíclades (Foto: Pixabay/olleaugust)
AEGINA: localizada nas Ilhas Sarônicas, pertinho da Grécia, no golfo do mesmo nome (Foto: Pixabay/meetsergio)
CHIOS: integra o grupo Egeias do Norte. Fica um pouco mais afastada da Grécia e próxima do litoral turco (Foto: Pixabay/nanto)
DELOS: fica no grupo das Cíclades e dá para fazer um bate-volta desde Mykonos. Não é uma ilha para pernoitar ou para curtir uma praia, mas sim para se deslumbrar com as belezas históricas desse lugar conhecido pelo Templo de Apolo (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)