Se você acha que o turismo no Peru se resume a Cusco e Machu Picchu, está absoluta e redondamente enganado. O país tem tantas atrações e tão diversas que dá para passar um mês viajando por lá tranquilamente. O Escolha Viajar (quase) fez isso e voltou com milhares de fotos do Peru na bagagem, além de uma vontade infinita de conhecer ainda mais um lugar tão incrível. Que bom que fica pertinho do Brasil, não é mesmo? Nossa jornada começou no extremo norte do país, onde a quase desconhecida cidade de Trujillo guarda um centro histórico mais que charmoso, o sítio arqueológico da Huaca del Sol y de la Luna, as ruínas pré-colombianas de Chan Chan e a gostosa praia de Huanchaco, famoso point de surfe onde é possível ver as tradicionais canoas de totora flutuando no mar.
⇒ ONDE SE HOSPEDAR NO PERU e gastar pouco? Confira aqui
⇒ GUIA DE VIAGEM PERU: Tudo que você precisa saber!
Seguimos viagem para Huaraz, ainda no norte do Peru. A cidade nas montanhas é usada como base para conhecer as maravilhas do Parque Nacional Huascarán, entre elas as lagoas conhecidas como Llaganuco, a Laguna 69 e a Geleira Pastoruri, onde é possível ver neve nos meses de verão. De Huaraz fomos a Lima, a vibrante capital do país. Se hospede no moderno e popular bairro de Miraflores, onde fica o Parque del Amor e a parte mais bonita do calçadão sobre os rochedos com vista para o mar, mas não deixe de visitar a Plaza Mayor e arredores, no centro histórico. Dê uma passada ainda pela pirâmide de adobe Huaca Pucllana. De Lima a Cusco são 22 horas de ônibus, mas garantimos que vale a jornada!
A antiga capital do Império Inca é a cereja do bolo de qualquer viagem ao Peru. Perca-se pelas ruelas históricas do centro e do bairro de San Blás sem olhar para o relógio. Não perca a Plaza de Armas e catedral, o Convento de Santo Domingo, o Mercado de San Pedro e ruínas de Saqsaywaman. E isso é apenas o que há dentro da cidade! A região de Cusco como um todo é fonte infinita de atrações turísticas e fotos do Peru. Destaque para a cidade e sítio arqueológico de Ollantaytambo, de Pisac, de Chinchero e de Moray. Anote também uma passada pelas Salineras de Mara. E, é claro que não poderia faltar uma bela visita a Machu Picchu, seja de trem, seja pela lendária Trilha Inca, onde você pode ver ainda mais sítios arqueológicos.
E ainda não acabou! No fim da viagem, quase na fronteira com o Bolívia, fomos até Puno para encontrar a imensidão do Lago Titicaca, o mais alto a se poder navegar no mundo todo. Em suas águas, as atrações são as ilhas Taquile e Uros, sendo que estas últimas não se tratam de porções de terra, mas de ilhas artificiais feitas de totora e onde os indígenas da região costumavam habitar. Nossa jornada pelo Peru terminou ali, mas há muito mais que não tivemos tempo de ver, como o Oásis de Huacachina – sim, existe um oásis em plena América do Sul! -, a Reserva Nacional de Paracas, as destilarias de Pisco, as misteriosas Linhas de Nazca…
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!
Tudo isso regado a muito pisco sour – a bebida típica do Peru -, acompanhado da deliciosa culinária local e a custos de viagem muito baixos em geral. Entendeu como ficamos quase um mês lá e ainda queremos voltar? Se ainda não sacou, dá uma olhadinha nessas 100 fotos do Peru. Você vai querer embarcar junto com a gente 😉
Confira 100 fotos do Peru, uma viagem muito além de Machu Picchu!
*** O Escolha Viajar esteve no Peru em novembro/2012, maio/2013 e dezembro/2015 ***