Você já ouviu falar do Jalapão? Já pensou em passar uma semana das suas férias por lá? Provavelmente, a resposta é não. Mas você deveria. Ah, se deveria! O Jalapão é uma região localizada no leste do estado do Tocantins, bem perto da tríplice divisa com Maranhão, Bahia e Piauí. Soa como o fim do mundo e, de fato, o acesso não é dos mais fáceis. Mas vamos falar sobre como chegar lá em outro texto. Neste aqui, o assunto é a beleza do lugar, que vamos mostrar em 100 fotos do Jalapão!
⇒ ONDE SE HOSPEDAR NO JALAPÃO e Palmas e gastar pouco
⇒ O QUE FAZER NO JALAPÃO: 15 atrações que são imperdíveis
Basta admirar as imagens para saber que o local é único. Chapadões e serras cobertos por vegetação dourada de savana e cerrado, dunas alaranjadas e impressionantes formações de rocha vermelha se espalham por uma área de 34 mil km². A paisagem árida é cortada por uma imensa teia de rios, cachoeiras e fervedouros – nascentes em que a água brota da areia – todos de águas transparentes, potáveis e de tons de azul e verde inimagináveis.
Existe de fato uma área de conservação chamada Parque Estadual do Jalapão, mas apenas duas das inúmeras atrações da região se encontram dentro dele (as dunas e a Cachoeira da Velha). As outras se espalham ao longo de três cidades: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Todas são muito simples e pequenas, mas oferecem a infraestrutura necessária ao turista, com pousadas familiares e restaurantes caseiros.
Comida bem brasileira é uma atração à parte no Jalapão. Prepare-se para muita galinha caipira, massa, arroz, tutu, farofa, carne de panela e outras delícias. Os sucos são sempre frescos e feitos de frutas típicas, como caju do cerrado e cajá, ou mesmo de frutas importadas que se adaptaram bem à região, como o tamarindo. Claro que uma cervejinha gelada no fim da tarde é sempre bem-vinda, já que o calor beira os 40ºC quase o ano todo.
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!
No Jalapão, as estradas de terra vermelha são infinitas, assim como a quantidade de buracos e costelas de vaca. Por isso, os deslocamentos entre as atrações são longos, embora as distâncias sejam curtas. Muita gente acaba se enganando com isso e acha que pode conhecer o lugar em pouco tempo, mas isso não é real. Não é aconselhável reservar menos de quatro dias para fazer a viagem, sendo que o ideal mesmo é ficar seis. Garantimos que vai valer a pena!