Veja 40 fotos de Fiji, ilhas onde o cinema se torna realidade
Escolha Viajar
As ilhas Fiji estão no mapa do turismo mundial há algum tempo. Lembram que Truman, no filme ‘O Show de Truman’ tenta fugir da sua cidade fictícia comprando uma passagem para lá? Mas o Truman interpretado por Jim Carrey não foi o único personagem de cinema a sonhar com Fiji. Hollywood parece ter uma predileção especial por estas longínquas porções de terra encravadas no mar azul fluorescente do Pacífico Sul. Tanto que, ao ver fotos de Fiji, você com certeza vai reconhecer o cenário repetido em muitas ‘Sessões da Tarde’, embora nunca tenha pensado que esse paraíso realmente existisse sobre a terra!
O primeiro sucesso surgiu em 1980, quando o país serviu de cenário para o polêmico ‘A Lagoa Azul’. Enquanto os críticos discutiam a nudez de Brooke Shields, que aparecia com os seios cobertos apenas pelos cabelos em algumas cenas, o público se maravilhava com a história do casal de adolescentes que crescia em uma ilha selvagem, caminhava por praias brancas emolduradas por coqueiros e nadava em mares translúcidos junto com centenas de peixes coloridos.
Não foi à toa que o filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia daquele ano. Hoje, não se pode visitar o local das gravações, onde existe um hotel de luxo particular, mas o filme ajudou a espalhar a imagem de Fiji pelo mundo e a alimentar o turismo no país, que é uma grande ‘lagoa azul’ para qualquer lugar que se lance os olhos.
Mas existe outro grande sucesso filmado em Fiji e do qual se pode visitar o cenário: trata-se de Modriki Island, localizado no arquipélago das Mamanuca. O nome soa estranho aos ouvidos, mas quando o barco se aproxima, você divisa uma inscrição feita com cocos nas areias da praia: ‘help me, Wilson!’. Isso mesmo, Modriki é a ilha onde Tom Hanks se vê sozinho durante anos depois de um acidente aéreo no mega sucesso ‘O Náufrago’, de 2000.
Toda a beleza de Fiji se resume neste minúsculo pedaço de terra, desde a vegetação exuberante até o mar azul sem fim, passando pelas montanhas e pelas praias paradisíacas. O lugar é tão lindo que você acaba se perguntando por que o personagem de Tom Hanks queria tanto fugir de lá, hehe.
Apesar de toda a beleza mostrada nas telas de cinema e nas fotos de Fiji espalhadas pelas rede mundial de computadores, o conjunto de 322 ilhas no sul do oceano Pacífico nunca caiu no gosto dos brasileiros. Um dos fatores que nos separa de lá é a dificuldade de transporte, pois é preciso pegar um voo até a Nova Zelândia ou Austrália para só então embarcar para Nadi, a cidade que serve como base para o turismo pelo país.
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
Outro ponto contra são os preços: prepare-se para não gastar menos de US$ 50 em uma diária de dormitório compartilhado nas ilhas (em regime de pensão completa). Mas uma coisa podemos garantir: todo o tempo/dinheiro gastos serão recompensados.
Veja 40 fotos de Fiji e entenda porque os sonhos de cinema se tornam realidade neste país:
*** O Escolha Viajar esteve em Fiji em janeiro de 2015 ***