Veja 40 fotos de Fiji, ilhas onde o cinema se torna realidade
Escolha Viajar
Pode ser cansativo viajar até Fiji, mas o visual compensa não é mesmo? Não é à toa que as ilhas já foram cenário de cinema mais de uma vez (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
As ilhas Fiji estão no mapa do turismo mundial há algum tempo. Lembram que Truman, no filme ‘O Show de Truman’ tenta fugir da sua cidade fictícia comprando uma passagem para lá? Mas o Truman interpretado por Jim Carrey não foi o único personagem de cinema a sonhar com Fiji. Hollywood parece ter uma predileção especial por estas longínquas porções de terra encravadas no mar azul fluorescente do Pacífico Sul. Tanto que, ao ver fotos de Fiji, você com certeza vai reconhecer o cenário repetido em muitas ‘Sessões da Tarde’, embora nunca tenha pensado que esse paraíso realmente existisse sobre a terra!
O primeiro sucesso surgiu em 1980, quando o país serviu de cenário para o polêmico ‘A Lagoa Azul’. Enquanto os críticos discutiam a nudez de Brooke Shields, que aparecia com os seios cobertos apenas pelos cabelos em algumas cenas, o público se maravilhava com a história do casal de adolescentes que crescia em uma ilha selvagem, caminhava por praias brancas emolduradas por coqueiros e nadava em mares translúcidos junto com centenas de peixes coloridos.
Não foi à toa que o filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia daquele ano. Hoje, não se pode visitar o local das gravações, onde existe um hotel de luxo particular, mas o filme ajudou a espalhar a imagem de Fiji pelo mundo e a alimentar o turismo no país, que é uma grande ‘lagoa azul’ para qualquer lugar que se lance os olhos.
Mas existe outro grande sucesso filmado em Fiji e do qual se pode visitar o cenário: trata-se de Modriki Island, localizado no arquipélago das Mamanuca. O nome soa estranho aos ouvidos, mas quando o barco se aproxima, você divisa uma inscrição feita com cocos nas areias da praia: ‘help me, Wilson!’. Isso mesmo, Modriki é a ilha onde Tom Hanks se vê sozinho durante anos depois de um acidente aéreo no mega sucesso ‘O Náufrago’, de 2000.
Toda a beleza de Fiji se resume neste minúsculo pedaço de terra, desde a vegetação exuberante até o mar azul sem fim, passando pelas montanhas e pelas praias paradisíacas. O lugar é tão lindo que você acaba se perguntando por que o personagem de Tom Hanks queria tanto fugir de lá, hehe.
Apesar de toda a beleza mostrada nas telas de cinema e nas fotos de Fiji espalhadas pelas rede mundial de computadores, o conjunto de 322 ilhas no sul do oceano Pacífico nunca caiu no gosto dos brasileiros. Um dos fatores que nos separa de lá é a dificuldade de transporte, pois é preciso pegar um voo até a Nova Zelândia ou Austrália para só então embarcar para Nadi, a cidade que serve como base para o turismo pelo país.
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
Outro ponto contra são os preços: prepare-se para não gastar menos de US$ 50 em uma diária de dormitório compartilhado nas ilhas (em regime de pensão completa). Mas uma coisa podemos garantir: todo o tempo/dinheiro gastos serão recompensados.
Veja 40 fotos de Fiji e entenda porque os sonhos de cinema se tornam realidade neste país:
Passeio de barco pelas ilhas Yasawa (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Para chegar a Fiji, brasileiros precisam percorrer um longo caminho: voar 12 horas desde a América do Sul até a Nova Zelândia e, lá, pegar outro avião para Nadi (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Pode ser cansativo viajar até Fiji, mas o visual compensa não é mesmo? Não é à toa que as ilhas já foram cenário de cinema mais de uma vez (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Um dos grandes sucessos do cinema que foi gravado em Fiji é 'A Lagoa Azul'. A ilha que serviu de cenário para o filme não pode ser visitada, mas não é difícil encontrar 'lagoas azuis' espalhadas pelo arquipélago (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Tanta beleza e isolamento fazem de Fiji um destino muito procurado por casais em lua de mel (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
O povo de Fiji é muito amistoso e adora aproveitar a vida com calma e tranquilidade, ou no 'fiji way'. 'Bula' significa 'bem-vindo' na língua local (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
O grupo de ilhas mais procurado pelos turistas em Fiji se chama Yasawa (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Matacawalevu Island fica no grupo das Yasawa e abriga a praia de areia mais longa do grupo de ilhas (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
É bom acordar cedo em Fiji, pois o calor fica rapidamente insuportável ao longo do dia (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
A programação nas Yasawa Islands varia de passar algumas horas balançando na rede... (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
... Ou flutuar preguiçosamente no mar durante as horas mais quentes do dia (e não são poucas) (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Quem cansar de não fazer nada em Matacawalevu Island pode pegar um barco para ir até a Blue Lagoon, famosa como ponto de snorkel (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Mas o visual da Blue Lagoon impressiona mais por fora da água do que por dentro: é aquela Fiji de cartão postal que a gente sempre sonha conhecer (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
O transporte entre as ilhas Yasawa pode ser feito de ferry ou, para quem tiver uma folga no orçamento de viagem, de hidroavião (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Drawaqa Island é outra ilha do grupo das Yasawa, bastante popular por abrigar duas praias e vários pontos de snorkel e mergulho (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Recifes de coral circundam Drawaqa Island, e você não precisa sequer de pés de pato para vê-los pois ficam muito perto da praia (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Mas os visitantes de Drawaqa Island vivem um grande dilema: passar o dia em Sunrise Beach... (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
...ou em Sunset Beach. Qual você escolheria? (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Na verdade, esse é um dos grandes atrativos de Drawaqa Island: ter uma praia iluminada pelo sol durante a manhã e outra, à tarde (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Mas não há dúvidas de que Sunset Beach é o melhor lugar para se estar em Drawaqa Island quando o dia chega ao fim (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Para Drawaqa Island ser aquele cenário perfeito dos 'mares do sul', só faltava mesmo uma estrela do mar colorida (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Quem precisa economizar durante sua visita a Fiji pode buscar a Coral Coast, que fica fora do circuíto turístico tradicional, embora seja bem conhecida dos surfistas (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
A Coral Coast fica na ilha principal de Fiji, a cerca de duas horas de carro da cidade de Nadi (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
As opções de hospedagem na Coral Coast saem bem mais em conta e oferecem a mesma estrutura que as pousadas das ilhas, à beira-mar (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
... E um entardecer de levar lágrimas aos olhos (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
O pôr do sol na Coral Coast é tão bonito que nem o mascote do hotel resistiu (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Com um cenário desses, o hotel nem precisa ser cinco estrelas não é mesmo? (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Outro grupo de ilhas de Fiji famoso pela beleza é o das Mamanuca, onde fica Mana Island (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Mana Island é a maior ilha das Mamanuca e abriga dois albergues backpacker, o que permite um pouco de economia em um país caro como Fiji (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Sabe aquelas praias em que você chega e os únicos passos na areia são os seus? Assim é Sunset Beach, em Mana Island (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Para chegar a Sunset Beach, é preciso pegar uma estradinha de terra no fim da praia principal de Mana Island, à esquerda, e seguir as placas (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
A caminhada de meia hora até Sunset Beach espanta os turistas, e você pode ficar nesse paraíso de forma exclusiva (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Outro passeio imperdível para quem vai a Mana Island é visitar a vizinha Modriki, famosa por ter sido cenário do filme 'O Náufrago' (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Modriki Island ficou tão marcada pelo filme 'O Náufrago' que ganhou um letreiro permanente com as palavras 'Help me, Wilson' (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
A grande dúvida é: por que Tom Hanks queria tanto ir embora de um lugar como esse? (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Para visitar Modriki Island você pode contratar um barco pequeno com os locais ou fazer o day tour em um grande veleiro "all inclusive" (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Mas você nem precisa caminhar até Sunset Beach para ver o pôr do sol em Mana Island. Basta sentar nas areias de South Beach, a praia principal da ilha (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Para curtir Fiji por completo, entre no espírito calmo e tranquilo do povo local, o 'fijian way' (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Relaxe e aproveite tudo o que esse país maravilhoso tem a oferecer, você não vai se arrepender (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
*** O Escolha Viajar esteve em Fiji em janeiro de 2015 ***