Escolha Viajar

É possível??? Saiba como fazer uma viagem só com bagagem de mão

Cansado de arrastar uma mala gigantesca e pesada toda vez que vai viajar? Mesmo que tenha rodinhas, elas não são muito práticas, não é mesmo? São difíceis de carregar em escadas não rolantes, transporte público, barcos, areia, calçadas esburacadas, chamam a atenção de maus elementos e ainda precisam ser despachadas. Além da demora que normalmente ocorre para as malas chegarem na esteira do aeroporto, há sempre o risco dela se extraviar e ainda a cobrança pelo despacho – algo muito comum na Ásia e na Oceania e que, em breve, deve ser adotado pelas companhias aéreas brasileiras. Ou seja, está na hora de ficar mais livre, leve e solto e aprender como viajar só com bagagem de mão!

⇒ COMO LEVAR REMÉDIOS EM VIAGEM INTERNACIONAL? Descubra aqui
⇒ 12 ROUPAS PARA VIAJAR lindas e que cabem em qualquer mala

Mas é possível viajar por um longo tempo levando apenas bagagem de mão? Qualquer período: uma semana, 15 dias, 1 mês, 1 ano! A verdade é que você vai precisar da mesma quantidade e variedade de itens que usaria em uma viagem de um mês para ficar fora por 12. A diferença é que as roupas precisarão ser lavadas, e os itens de beleza/higiene, repostos. Aliás, esse é o grande lema que quem adota a filosofia de viajar ‘leve’: Você não precisa carregar tudo de casa, pode simplesmente adquirir o que precisar pelo meio do caminho! Esqueceu? Compra. Estragou? Compra, ué!

É claro que viajar só com bagagem de mão é possível se for no verão, outono, primavera ou inverno não rigoroso. Se você for encarar neve, o buraco é mais embaixo porque roupas para o frio intenso costumam ser maiores, mais grossas e precisam ser levadas em maior quantidade. Não que seja impossível (ainda não testamos), mas fica realmente complicado enfiar tudo no limite de tamanho e peso de uma mala de mão. Também não rola se você for carregar equipamentos de esporte, como prancha de surfe ou bastões de trekking, ou para acampamento.

Mas tudo isso são exceções. É possível sim tirar férias levando uma mala pequenininha! Confira 10 dicas essenciais para viajar só com bagagem de mão:

SEGURO VIAGEM com 15% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!

Como viajar só com bagagem de mão – Tamanho e peso

Existem regras para levar bagagem de mão, e essas regras variam de país para país e de empresa aérea para empresa aérea. No Brasil, as dimensões da mala/mochila não podem ultrapassar 115 cm quando somadas. E ela não precisa caber exatamente naquele quadradinho que as companhias colocam do lado do check in, aquilo é só uma referência para que você não exagere! Essa metragem normalmente se encaixa em mochilas de até 40 litros.

Se você não curte carregar a bagagem nas costas, compre uma híbrido – também conhecida como mochila de rodinhas -, mas note que esse modelo é bem mais pesado e você vai ser obrigado a colocar menos itens dentro para compensar. Enquanto uma mochila de boa qualidade, como as da marca Quechua, pesa cerca de 500 gramas, uma híbrido da Newfeel tem 1,5 kg por causa do sistema de rolamento. Falando em peso, o máximo permitido varia entre 5 kg e 10 kg no mundo todo. Consulte sua passagem antes de começar a arrumar as coisas.

Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com

Algumas aéreas pesam a bagagem de mão, principalmente as que cobram pelo despacho de malas, outras não. Duas dicas para evitar ter surpresas na hora do check in são: ter uma balança em casa e pesar a mala antes de sair, ou, se não for possível e a medida extrapolar o limite, ter sempre uma mochilinha dobrável à mão. Assim, você pode abrir a mala, tirar as coisas mais pesadas – líquidos, sapatos, equipamentos eletrônicos – e tentar liberar o embarque novamente.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – Remédios e líquidos

Quem vai viajar só com bagagem de mão para fora do Brasil precisa prestar atenção nas regras para embarcar com medicamentos e líquidos. Ambos são livres na bagagem despachada, mas não na cabine. Os remédios controlados – tarjas vermelha e preta – precisam estar acompanhados de receita médica onde conste o nome do passageiro e o carimbo do médico. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta o passageiro a apresentar tudo aos fiscais no momento da inspeção de segurança – a passagem pelo raio-x.

Recomenda também que os remédios sejam mantidos fechados em suas embalagens originais, a não ser que seja necessário o uso durante o voo. Já a sua ‘farmacinha’ de medicamentos básicos não precisa de receita, mas deve respeitar o limite de 100 ml por frasco no caso dos líquidos levados em bagagem de mão. Eles devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente vedada de até 20 cm X 20 cm, assim como todos os demais líquidos, cremes, pastas, sprays e aerosóis de qualquer tipo que você não for despachar. O total não pode exceder 1 litro. Leia aqui todas as regras sobre como levar remédios em viagem internacional.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – Mochila extra

Além da sua mochila/mala de viagem oficial, é bom ter também uma mochila extra para viajar só com bagagem de mão. Seja uma normal, que pode ficar pendurada no peito; seja uma dobrável, que pode ficar guardada no bolso. Ela serve para você carregar coisas delicadas, que não devem ficar socadas dentro da mochila/mala; coisas de valor, que não podem ficar longe do seu campo de visão; e coisas que você goste ter à mão durante os deslocamentos.

Estão incluídos aí máquinas fotográficas, óculos, notebooks, celulares, documentos, MP3 etc. Além disso, ter um mochila extra à mão ajuda no caso de a sua bagagem principal extrapolar o peso máximo permitido pela companhia aérea. Você pode retirar os itens que pesam mais, como líquidos e sapatos, e realocar na mochilinha. Claro que ela deve ser pequena, dessas que você usa para ir trabalhar todo dia ou até menor, caso contrário será considerada uma segunda mala!

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – Itens compactos

Como viajar só com bagagem de mão limita muito o espaço e o peso que você tem disponíveis, o melhor é investir em itens compactos para otimizar o número de coisas que poderá levar. Se não for adepto das câmeras profissionais, leve uma ‘point and shoot’ ou uma GoPro, que são pequenas, leves e não exigem troca de lentes. Para câmeras compactas, existem também minitripés, que não ocupam nenhum espaço e passam tranquilamente pela inspeção de segurança.

Falando nela, lembre-se que não é permitido levar objetos pontiagudos ou perfuro-cortantes na bagagem de mão. Isso inclui tesouras, que você pode substituir por cortador de unha ou pela tesoura dobrável (como a ponta dela fica escondida dentro da parte redonda onde você encaixa o dedo, costuma não aparecer no raio-x). Mas não inclui agulhas ou alfinetes, então pode levar o mini kit de costura sem medo.

Troque o notebook por um slidepad ou tablet e baixe o guia de viagem no formato ‘ebook’ nele, assim você se livra do peso e do volume do livro de papel. Em quase qualquer farmácia, você encontra kits de produtos de higiene para viagem, que além de pequenos já são feitos para atender as normas de limitação de líquidos. Em lojas especializadas em artigos esportivos, como a Decathlon, é possível achar itens como toalhas compactas (que tem um terço do volume de uma comum) e mochilas e bolsas dobráveis.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – Tecidos leves

Esse item é mais fácil de seguir quando você vai viajar para lugares quentes, pois os tecidos de roupa de calor costumam ser naturalmente mais leves, como malha e algodão. Um item que costuma entrar muito em malas de viagem, seja inverno ou verão, mas que não recomendamos para quem tem o espaço/peso limitado da bagagem de mão, é o jeans. Embora sejam resistentes e confortáveis, eles pesam e fazem bastante volume. Substitua o máximo de peças possível por equivalentes em tecido. Para o frio leve, opte por blusas de malha, echarpes e um casaco forrado.

Mas se o sol e o calor não estiverem garantidos na sua viagem, a solução é procurar roupas de frio confeccionadas em tecidos tecnológicos, ao contrários dos tradicionais e pesados lá e couro. Você encontra uma variedade maior e melhores preços fora do Brasil, mas aqui também é possível comprar itens assim em lojas especializadas em esporte, como a Decathlon. Há segundas-peles térmicas, toucas, luvas, echarpes, calças e meia-calças térmicas, além de casacos impermeáveis e corta-vento. Como tudo é feito para esportes de inverno, costuma ser muito leve e compacto.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – Roupas versáteis

Essa dica de como viajar só com bagagem de mão atinge mais as mulheres, mas vale para os homens também. Ter peças de roupa básicas e que podem ser usadas em diversas combinações e ocasiões ajuda a reduzir o volume de coisas que você vai precisar por na mala. Estamos falando de pelo menos um casaco leve, um casaco grosso, calças de tecido, shorts jeans ou de tecido e, para as meninas, vestidos. Tudo em cores neutras e, de preferência, escuras para que você possa sentar no chão, deitar no parque e se encostar onde quiser sem se preocupar se está manchando a roupa.

Com essas peças básicas dentro da mala, você pode preencher o resto do espaço com regatas, blusas e camisetas coloridas, que vão fazer as combinações. Um vestido preto, por exemplo, pode ser usado sozinho em um dia quente de praia; com uma camiseta amarela e um cinto marrom em um dia fresco de primavera/outono; ou com uma meia-calça e uma blusa de linha lilás em um dia de inverno. Uma peça que serve de base para três ‘looks’! E depois você pode usar a camiseta com o short jeans, a blusa de linha com a calça de tecido etc etc etc.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – Invista em acessórios

Outra dica quase exclusivamente feminina, mas vamos combinar que é muito mais difícil para uma mulher viajar só com bagagem de mão do que um homem, certo? Depois de colocar as peças básicas que falamos acima dentro da mala/mochila, é hora de investir nos acessórios. Eles costumam ser pequenos e leves, ocupando pouco espaço na bagagem, mas fazendo uma grande diferença na hora de variar um pouco o visual. São eles cintos, bijuterias (não corra o risco de levar joias em uma viagem), lenços, echarpes, chapéus e outros acessórios de cabeça.

Um macaquinho preto cai super bem com o calor de uma cidade europeia em um dia de verão, e colar, brincos e pulseira dão a ele o colorido necessário sem sufocar você ou incomodarem durante horas de caminhada. Uma echarpe, além de proteger do vento ou daquele friozinho do começo/fim do dia, dá elegância a um ‘look’ ultra básico de camiseta e calça legging. Uma touca de lã não só é arma certa em viagens para países frios como também fica um charme! Quer saber mais? Leia aqui todas as nossas dicas de beleza para viajar!

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – Sapatos coringa

Sapatos são um dos itens mais difíceis de como viajar só com bagagem de mão. Normalmente são pesados e ocupam um belo espaço dentro da mala/mochila. Por isso mesmo, precisam ser bastante limitados, sejam viagens longas ou curtas (lembre-se, se estragar é só comprar outro!). Para homens recomendamos: um par de tênis e um par de chinelos para o dia a dia, e um par de sapatênis para sair à noite. Para as mulheres: um par de tênis, um par de chinelos e um par de sapatilhas para o dia a dia, e uma sapatilha/rasteirinha mais arrumada para sair à noite.

Tudo em cores escuras e materiais confortáveis, mas resistentes. JAMAIS leve sapatos novos em uma viagem, pois você não se eles não vão machucar seus pés. Salto alto? Não há necessidade, a não ser que você pretenda ir a muitas baladas durante a viagem, especialmente baladas caras. Para bares e afins, a sapatilha ou rasteirinha ajeitada dá conta do recado. Se for fazer muito trekking na viagem, considere trocar algum dos itens acima por um sapato de caminhada. Se for fazer uma ou duas trilhas, é mais fácil alugar o calçado do que levar, porque eles são bem pesadinhos.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – O que levar (mulher)

Para provar para você que todas essas dicas que demos não são balela, mas comprovadas na prática, o Escolha Viajar vai listar o que leva na mala, já que nós SÓ viajamos com bagagem de mão, inclusive durante os 14 meses em que demos a Volta ao Mundo. Lembre-se que alguns itens não ficam na mala principal, mas naquela mochila extra que mencionamos acima. E que que você estará usando uma das mudas de roupa, já que não pode embarcar pelado, hehe. Dessa forma, tudo listado a seguir cabe em uma mochila/mala de 35 litros e não passa de 10 kg:

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como viajar só com bagagem de mão – O que levar (homem)

A mala masculina é mais simples, já que a maioria dos homens não demanda tanta variedade de itens quanto a vaidade feminina, e costuma ficar um pouco mais leve. Confira a lista do que cabe em uma mochila/mala de 35 litros e não passa de 10 kg:

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Sair da versão mobile