Escolha Viajar

Viaje pela beleza urbana de 12 capitais da América Latina

Foto: Ticiana Giehl/Escolha ViajarAs belezas naturais sobram e estão por todos os lados na América Latina. Praias, florestas, desertos, geleiras, montanhas são algumas das paisagens mais procuradas pelos viajantes na região e que geralmente estão espalhadas pelo interior ou pelo litoral. Mas como as capitais da América Latina são, na maioria das vezes, o ponto de partida para conhecer os países, elas merecem ser bem observadas. A começar pelo bom custo-benefício de um passeio por essas cidades.

⇒ ROTEIRO EM BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU de 6 dias de viagem ⇐

Praças e ruas históricas, bairros coloniais, centros antigos, alta gastronomia, museus, tradições religiosas, igrejas, edifícios de imponentes traços arquitetônicos e até praias urbanas são importantes atributos dessas capitais que podem ser o ponto de partida para uma viagem inesquecível. Buenos Aires, Bogotá, Santiago, Havana e Montevidéu estão entre esses destinos que não podem faltar em sua carteirinha de viajante.

Considerando a importância histórica dessas capitais da América Latina, o Escolha Viajar elaborou uma lista com 12 cidades que merecem sua vista. E elas não exigem muitas horas de avião, já que as distâncias são curtas desde o Brasil. Seja por apenas um dia, para aproveitar a conexão de um voo, ou para desbravar todos os cantos e espaços turísticos, confira o que as capitais da nossa região têm de bom para oferecer:

Montevidéu é uma das cidades mais belas do continente e bastante procurada por brasileiros. Veja nas próximas fotos as capitais mais atrativas aos turistas! (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Montevidéu: a capital do Uruguai está cada vez mais no gosto dos brasileiros. O centro histórico, que um dia já foi fortificado, é o que chama mais a atenção. Por ali, existem calçadões para um passeio agradável e o Mercado del Puerto, onde há diversos restaurantes para apreciar o prato mais típico do país: a carne. Fora da região, os parques e as praias, à beira do Rio da Prata, são outros passeios para relaxar. Para os amantes do futebol, não dá para esquecer que em Montevidéu aconteceu a primeira final de uma Copa do Mundo, em 1930 (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Havana: a capital cubana tem uma riqueza turística impressionante. Andando pelo bairro Vedado ou pela Habana Vieja, é impossível não notar como o embargo comercial influenciou na trajetória do país. Mesmo assim, Havana tem sua beleza com o Malecón (calçadão à beira do mar), os castelos que serviam de proteção à cidade no passado e sua arquitetura colonial. Somando-se a isso estão a gastronomia, bem parecida com o mais simples do Brasil, e o jeito alegre dos locais, além de seus famosos bares Floridita e Bodeguita (Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Buenos Aires: a capital argentina já está mais do que desbravada pelos brasileiros. Mesmo assim, é um lugar que merece até mais de uma visita. A Avenida 9 de Julho, a Plaza de Mayo, a Casa Rosada, o Caminito e o charmoso bairro da Recoleta estão entre os pontos turísticos mais visitados. Mas não dá para deixar de aproveitar a gastronomia local em Puerto Madero ou sentir o tradicional clima porteño no bairro de San Telmo ou da Boca (Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Bogotá: A capital da Colômbia pode servir de conexão com os Estados Unidos e países da América Central e Caribe, além de ser porta de entrada para Cartagena e outras cidades do país. Mas não é só isso. O Museu do Ouro é um de seus pontos turísticos mais famosos. Também se destacam o Cerro de Montserrate, para onde é possível subir em um teleférico para avistar a cidade do alto, e o bairro da Candelária, que é o centro histórico. Ali, está a Praça Bolívar, sede do governo colombiano, além de outros edifícios importantes (Foto: Pedro Szekely/Flickr/CC BY-SA 2.0)
Lima: assim como de costume na América Latina, a capital do Peru tem no centro histórico uma de suas principais atrações. A Plaza de Armas é cercada pelo Palácio do Governo e pela Catedral, além de calçadões, onde é possível parar em restaurante e bares para aproveitar a gastronomia local, uma das mais valorizadas do mundo. Fora dali, destacam-se o Circuito Mágico das Águas, ao lado do Estádio Nacional, e o bairro de Miraflores, que tem uma bela vista para o Oceano Pacífico, e o Parque do Amor (Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Brasília: a capital do Brasil não está associada à história de descobrimento do país. Ela é moderna, fundada na década de 1960 e tem uma beleza urbana impressionante por conta do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. A Esplanada dos Ministérios, tendo ao fundo o Congresso Nacional, é o principal cartão-postal da cidade, que ainda tem a Catedral Metropolitana e o Parque Nacional Água Mineral entre seus pontos turísticos (Foto: Marcos Lamego/Flickr/CC BY-NC 2.0)
San José: a capital da Costa Rica não tem muito a oferecer em paisagens urbanas. Mas um passeio ali por perto é bem bacana para quem tem a cidade como porta de entrada para conhecer as florestas e praias do país. O vulcão Poás fica a cerca de 40 minutos de ônibus do centro da cidade. É preciso um pouco de paciência para ver a cratera sem estar encoberto pelas nuvens, mas, de qualquer forma, o passeio pelo parque já é um passeio agradável (Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Quito: ao falar da capital equatoriana, é impossível não pensar no lugar que divide o mundo nos hemisférios norte e sul. Fica ali perto o Monumento da Metade do Mundo. Também fazem parte do roteiro em Quito um tour de teleférico até o topo do vulcão Pichincha, além de passeios pelo centro histórico e pelo agitado bairro El Mariscal, que é o lugar com mais bares e restaurantes. Ou então subir ao Panecillo, uma montanha que atinge 3.000 metros acima do nível do mar (Foto: Albert Dezetter/Pixabay)
Cidade do México: Uma das cidades mais povoadas do mundo, a capital mexicana tem a gastronomia entre seus pontos fortes. Mas, além disso, conta com um centro histórico bem agitado. O Museu Nacional de Antropologia é imperdível, assim como a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do país e da América Latina. E perto da capital fica a antiga cidade de Teotihuacán e suas duas pirâmides da era pré-colombiana (Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Santiago: a capital chilena é outro importante ponto de parada na América do Sul. A Plaza de Armas é o ponto central para conhecer a cidade, pois ali você vai conhecer o histórico Palácio La Moneda e a Catedral Metropolitana. Subir no Cerro San Cristobal em um teleférico é outro passeio imperdível para avistar Santiago do alto. Completando o roteiro, ficam perto da capital tradicionais vinícolas, como a "Concha y Toro". Como o Chile é um importante produtor de vinho, não dá para deixar esse "tour" de lado (Foto: freejpg/Pixabay)
Cidade do Panamá: a capital panamenha é o principal "hub" de voos da América Central e se modernizou para receber viajantes, turistas e executivos de todas as partes do mundo. O ponto turístico mais famoso é o Canal do Panamá, construído para ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico. Perto da cidade, também é possível desfrutar de praias, mas sem a mesma beleza dos vizinhos caribenhos (Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Santo Domingo: a capital da República Dominicana não pode ser apenas um ponto de chegada para as praias caribenhas. Considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco e primeira cidade das Américas, Santo Domingo conta com vários passeios históricos pelo bairro colonial. O Malecón, calçadão à beira do mar, é outro ponto turístico bastante procurado. A capital dominicana também é bastante agitada, aproveitando os ritmos caribenhos bastante aceito pelos viajantes (Foto: SpreadWall/Pixabay)

LEIA TAMBÉM:

SEGURO VIAGEM com 15% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!

⇒ ROTEIRO NO ATACAMA: O que fazer em 1, 2 ou 3 dias de viagem

⇒ ROTEIRO NA ILHA DE PÁSCOA: O que fazer em 1 ou 2 dias ⇐

Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com

⇒ ROTEIRO DE VIAGEM EM CUBA: 11 dias de Havana a Trinidad

⇒ ROTEIRO DE VIAGEM PELO MÉXICO: 16 dias da capital ao Caribe ⇐

⇒ ROTEIRO EM MONTEVIDÉU: O que fazer em 1, 2 ou 3 dias de viagem

Sair da versão mobile