Belgrado é a pequena e charmosa capital da Sérvia, uma das nações que compunha a antiga Iugoslávia, no leste da Europa. Depois de se livrar da cortina de ferro soviética, o país viveu em estado de guerra civil até tempos muito recentes. Cansada dos desmandos do presidente Slobodan Milosevic – mais tarde condenado por genocídio – a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) bombardeou a cidade em 1999, atingindo civis e muitas crianças.
⇒ Reserve já seu hotel em Belgrado e garanta os melhores preços! ⇐
Foi o preço a se pagar pela abertura do país para o mundo. Não é à toa que as feridas da guerra ainda estejam pelas ruas de Belgrado. Em alguns pontos da cidade, é possível ver prédios destruídos pelas bombas. Eles não foram nem nunca serão restaurados, para que sirvam como um memorial dos tempos difíceis pelos quais seus quase dois milhões de habitantes já passaram. E viraram pontos turísticos, como não poderia deixar de ser.
Mas não só de atrações tristes vive Belgrado. A cidade tem atraído um grande número de turistas com sua vida noturna diversificada, excelentes restaurantes, bebida farta e preços MUITO baixos. Tudo em um clima muito descontraído e alegre, pois os sérvios não pagam imposto para comer, beber, dançar e se divertir. Confira tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este pedaço do mundo no:
Guia de Viagem Belgrado do Escolha Viajar
LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDI da Sérvia – 381
VOLTAGEM E TOMADAS: 220 volts, com tomadas de dois furos redondos paralelos (tipos C e F). Os aparelhos brasileiros com a antiga configuração de dois pinos redondos paralelos (também tipo C) não precisam de adaptador, mas os novos – com três pinos redondos, sendo dois paralelos e o do meio ligeiramente abaixo (tipo N) – precisam. Clique aqui para ver os tipos e saber mais sobre as tomadas de cada país.
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!
COMO CHEGAR: Não há voos diretos entre o Brasil e o Aeroporto Internacional Nikola Tesla, em Belgrado, sendo que os voos mais curtos e frequentes são com paradas na Suíça, Itália ou França em viagens de pelo menos 15 horas. É mais comum e fácil para turistas brasileiros incluírem a Sérvia em um roteiro de viagem pelo leste europeu, de onde o acesso é possível de várias cidades via trem. A linha Belgrado-Podgorica-Bar (Montenegro) é muito popular entre viajantes. Existe ainda um trem noturno que liga a cidade de Tessalônica, no norte da Grécia, à capital sérvia.
CLIMA: Os melhores meses para visitar a Sérvia, e Belgrado, são os de primavera (março-maio) e verão (junho-agosto). Embora alguns dias da estação mais quente do ano possam apresentar picos de calor de até 40ºC, as temperaturas médias ficam entre 16ºC e 28ºC na capital. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, sendo o verão um pouco mais seco que o inverno (dezembro-março). Falando nele, prepare-se para encarar neve e termômetros entre -1ºC e 7ºC se decidir viajar nesta época.
FUSO HORÁRIO: 4 horas a mais que o horário de Brasília. Durante o horário de verão local, 5 horas a mais.
QUANTO TEMPO FICAR: Embora seja cheia de charme, dois dias são mais do que suficientes para conhecer as atrações da cidade. Fique três se quiser desbravar os meandros do comunismo em tours temáticos, ou se acabar nas festas nos barcos à beira do Rio Sava e ‘pub crowls’ incrivelmente baratos.
MOEDA: Dinar sérvio. Consegue valer ainda menos do que o real, sendo que US$ 1 = 115,75 dinares (cotação de abril de 2017). Se puder, compre tudo o que pretende gastar na viagem ainda no Brasil, pois custará menos.
DOCUMENTOS: Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar no país, você deve apresentar um passaporte válido.
A vocação turística da capital da Sérvia é tão forte que até as cicatrizes da guerra foram transformadas em atrações. Veja 6 que são imperdíveis!
⇒ Confira aqui 6 atrações imperdíveis
Que leste é a parte mais barata da Europa não é novidade, mas os preços na Sérvia são baixos para valer! Veja onde se hospedar a preço de banana.
⇒ Confira aqui onde se hospedar
A capital sérvia é a equação perfeita do turismo: um recanto charmoso do leste europeu a preços ridiculamente baixos. Veja quanto custa viajar para lá.
⇒ Confira aqui quanto custa a viagem
Não é tão fácil achar informações sobre como viajar pelos países ‘pobres’ do leste europeu. Por isso, reunimos algumas dicas da capital sérvia.
⇒ Confira aqui as dicas essenciais
Não sabe como organizar seu roteiro em Belgrado? Vamos te detalhar passo a passo o que fazer em 1 dia, onde se hospedar, comer e beber+ mapa!
⇒ Confira aqui sugestão de roteiro
Embora tenham vivido em guerra até 2000, os sérvios não pagam imposto para comer, beber, dançar e se divertir. Veja 30 fotos da capital da Sérvia.
⇒ Confira aqui 30 fotos incríveis!