Você faz parte do time de amantes do frio? Não suporta o verão brasileiro? Então, o seu negócio é planejar as férias de começo de ano na parte superior do mapa-múndi. Mesmo sem o brilho e a agitação proporcionada pelo calor, os destinos da Europa, da Ásia e da América do Norte oferecem inesquecíveis momentos e cenários deslumbrantes.
É claro que não tem nada a ver com praias paradisíacas, uma rede balançando sob palmeiras ou um mergulho em um mar de cor azul turquesa. Esqueça também as roupas curtas para aproveitar o clima quente das grandes cidades. Mas isso não significa que o período de folga não será bem aproveitado.
Nos três meses mais frios do ano, outros tipos de lindas paisagens são descobertos. Quase sempre elas são desenhadas por neve e gelo. Como imaginar Nova York sem suas paisagens típicas no Central Park? E entre as belezas naturais, parques como os de Yosemite (EUA) e o de Banff (Canadá) parecem ficar ainda mais belos com seus lagos congelados e cercados por montanhas nevadas.
Mas há também outros paisagens de inverno escondidas nesse período. A Escandinávia, região que fica ao norte da Europa, nos brinda com a “caça” à aurora boreal. Cidades medievais, como Praga, e castelos, como o de Neuschwanstein, ficam cada vez mais parecidos com se fossem de um conto de fadas. E ainda há uma bela oferta para os amantes de esportes de neve. Nisso, os Alpes Suíços estão entre os favoritos.
Entre neve, lagos congelados e muita roupa pesada, veja esta sequência de fotos com 25 lugares que são perfeitos para curtir durante o inverno. Confira!
Nova York é um dos lugares mais recomendados para curtir o inverno no hemisfério norte. Confira outros lugares nas demais fotos (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Praga (República Tcheca): imagina essa cidade medieval cortada por um rio e com uma ponte fotogênica. Agora, imagine tudo isso coberta com uma leve neblina em meio ao inverno... Espetacular!! (Foto: lawyergaoge/Pixabay)
Svalbard (Noruega): fica na região ártica e, em alguns casos, é chamada de cidade do fim do mundo. Em determinadas épocas, o sol nem sequer nasce, mas é um dos lugares perfeitos para avistar a aurora boreal (Foto: Noel_Bauza/Pixabay)
Neuschwanstein (Alemanha): no sul da Alemanha, já perto dos Alpes, um dos castelos mais sensacionais do mundo coberto com neve mostra uma paisagem de cair o queixo (Foto: Lilen23/Pixabay)
Lofoten (Noruega): também na região ártica, esse arquipélago reúne paisagens deslumbrantes e ainda é premiado com o sol da meia-noite e a aurora boreal (Foto: manolofranco/Pixabay)
TALLINN: a capital da Estônia já caiu nas graças do turismo internacional. A cidade que parece de conto de fadas fica parecendo ainda mais charmosa com a neve sobre os telhados (Foto: Rainer Suvirand/Pixabay)
Lapônia (Finlândia): um dos famosos lugares da Escandinávia, é conhecido por ser o lar do Papai Noel (Foto: adege/Pixabay)
O tempo encoberto é comum em Paris. Mas especialmente no inverno, ele deixa belos cenários em meio ao Rio Sena e à Torre Eiffel (Foto: Silkabel/Pixabay)
Lagos Plitvice (Croácia): esse lugar verde cheio de lagos e cachoeiras pode também ficar maravilhoso no inverno, com essas águas se transformando em gelo (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Hallstatt (Áustria): uma cidade cheia de charme à beira de um lago. A neve sobre os telhados de suas casas embelezam ainda mais a paisagem (Foto: katharinakanns/Pixabay)
Bergen (Noruega): suas casinhas coloridas em meio às montanhas já são umas das famosas paisagens da Escandinávia. E nesse lugar ainda é possível "caçar" a aurora boreal (Foto: MariaMichelle/Pixabay)
Nova York (EUA): a principal cidade dos Estados Unidos tem diversas atrações durante o inverno. Apesar de ter de se desviar da neve em alguns momentos, as paisagens parecem mais belas, com o Natal sendo bastante procurado (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
Lago Bled (Eslovênia): uma abadia ao centro transforma esse lago em uma das paisagens mais lindas do mundo. Com o seu redor coberto por neve, fica tudo ainda mais sensacional (Foto: vbosica/Pixabay)
Gullfoss (Islândia): entre as diversas paisagens maravilhosas da Islândia está essa cachoeira, que chega a congelar em alguns momentos do inverno (Foto: joakant/Pixabay)
MOSCOU: a capital russa possui um frio intenso, mas parece que tudo fica mais lindo nos arredores da Praça Vermelha (Foto: imarksm/Pixabay)
Lucerna (Suíça): cercada pelos Alpes, essa cidade é uma das mais requisitadas da Suíça. E suas vistas panorâmicas reforçam essa ideia (Foto: Werni/Pixabay)
Brugge (Bélgica): os canais que cortam a cidade, cercados pelas diversas tonalidades de suas árvores, criam uma nova paisagem durante os meses de frio (Foto: Smirnoff/Pixabay)
Yosemite (EUA): o parque nacional é uma das atrações turísticas mais famosas dos Estados Unidos. É lindo em qualquer época, mas no inverno ainda ganha o enfeite de neve em suas montanhas e gelo em seus lagos (Foto: Pixabay)
Kandersteg (Suíça): os Alpes Suíços ficam bem representados por Kandersteg, onde é possível até praticar esqui (Foto: lehni/Pixabay)
Harbin (China): essa cidade da China é palco de um importante festival que reúne artistas que fazem esculturas de gelo (Foto: marcmooney/Pixabay)
Geiranger (Noruega): é uma cidade que serve de base para conhecer os fiordes noruegueses. A neve do inverno pode deixar tudo isso mais belo (Foto: skybluesrich/Pixabay)
JAPÃO: uma das paisagens mais características do país ganha um contorno especial nesta época. O Monte Fuji adquire seus momentos de beleza mais altos no ano (Foto: Ben Thai/Pixabay)
Banff (Canadá): com seus lagos de cor azul turquesa, cercados por montanhas nevadas, esse parque nacional no Canadá se transforma em um dos lugares mais lindos do mundo no inverno (Foto: djwosa/Pixabay)
Chicago (EUA): uma das grandes cidades dos Estados Unidos também tem no inverno seus principais momentos no turismo (Foto: Cookiesnbytes/Pixabay)
Budapeste (Hungria): essa capital é uma das mais lindas da Europa. E nem mesmo no inverno, suas pontes sobre o rio Danúbio e o famoso Parlamento não perdem o charme (Foto: artbejo/Pixabay)
BERLIM: o frio congelante em nada muda o espírito da capital alemã. Além de manter seu espírito animado e com muita história para contar, transforma suas paisagens (Foto: Lisa Theobald/Pixabay)
LEIA TAMBÉM:
⇒ PARIS-LONDRES EM 9 DIAS – roteiro de viagem completo com mapas! ⇐
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
⇒ O QUE FAZER EM PORTUGAL: 20 atrações que são imperdíveis
⇒ ROTEIRO DE VIAGEM NA GRÉCIA: 21 dias de Rhodes a Meteora ⇐
⇒ O QUE FAZER NA ITÁLIA: 10 atrações que são imperdíveis
⇒ ROTEIRO NO REINO UNIDO: 10 dias em Londres, Edimburgo e Belfast ⇐